Telefones Celulares

Guia de Compras de Telefonia Celular

Introdução: Os Telefones Celulares v...
Ler Mais

Guia de Compras de Telefonia Celular

Introdução:

Os Telefones Celulares vem em várias formas e tamanhos e muitos possuem todos os tipos de características como mp3 players, video players, câmeras, sistemas de GPS integrado e muito mais. Mas qual desses telefones é o mais adequado para você? Você realmente precisa de todas essas características? Você realmente precisa do mais novo e melhor telefone atualmente no mercado?

Telefones Celulares se tornaram uma espécie de símbolo de status na nossa sociedade, assim como a idéia de quanto maior melhor, sendo que com os telefones celulares é quanto menor melhor e, é claro, quanto mais características melhor. Parece que quando um novo telefone celular é lançado, todo mundo corre para pegar um, mesmo que não tenham necessidade. Pensando no iPhone... Será que aqueles milhões de pessoas realmente precisavam do novo iPhone? Muito provavelmente não, eles apenas queriam ter o mais novo e melhor aparelho no mercado na atualidade só para dizer que tem.

No entanto, há aqueles que têm uma abordagem diferente sobre o assunto, que é adquirir algo realmente necessário e que vai ser usado, e não apenas adquirir algo para afirmar o quanto materialistas eles são.

Portanto, aqui nesse guia eu vou dar algumas dicas de como escolher o telefone certo para você e farei um resumo sobre os tipos de telefones disponíveis no mercado atualmente. Claro que alguns telefones são específicos de determinadas operadoras, mas se você pesquisar bastante poderá encontrar uma versão desbloqueada de um determinado aparelho em algum lugar, pelo menos em algumas operadoras que assim o permitem...

*Um dado interessante: a idéia de um telefone sem fio existe desde 1915, mas foi apenas em 1978 que o primeiro serviço comercial deste tipo foi lançado no Japão.

Tipos de Telefones:

Existem muitos tipos de telefones celulares no mercado atualmente e estes podem ser divididos em diversas categorias, Quando você compra um telefone pode observar diferentes estilos com muitas opções incluídas mas para fins de generalização, estes podem ser divididos em quatro grandes categorias.

Telefones com Flip são exatamente o que parecem, um telefone com um flip que se abre tornando-se o dobro do seu tamanho fechado. A idéia por trás desses telefones é o tamanho compacto em geral, mas quando abertos tornam-se grandes o suficiente para serem usados facilmente.

Monobloco telefones do tipo monobloco ("candybar") são telefones que normalmente não possuem partes móveis. O visor é de um lado com os números e teclas logo abaixo do mesmo, enquanto o verso é normalmente liso ou com uma câmera embutida. Porém, existem exceções: alguns telefones tipo monobloco também deslizam, onde o teclado é protegido por uma tampa deslizante ou por um sistema de controle secundário debaixo da parte deslizante.

PDA's Assistente de Dados Pessoal ("Personal Data Assistants") ou Assistente Digital Pessoal ("Personal Digital Assistants") são mais direcionados a negócios e normalmente não possuem teclas numeradas como visto num telefone comum. Estes normalmente possuem telas amplas, sensíveis ao toque do seu dedo ou incluem gráficos para entrada de dados, originar chamadas ou até mesmo anotações manuais.

PPC's, Smartphones e Blackberries, a sigla PPC significa "Pocket PC" ou PC de bolso, estes são muitas vezes confundidos com os PDA's e podem ter sua categoria cruzada com os mesmos por algumas empresas. Enquanto os Blackberries são parte deste grupo, eles são normalmente encontrados dentro de sua própria categoria já que oferecem serviços específicos da empresa Blackberry. Estes tipos de telefone são normalmente maiores que os demais e apesar de possuírem serviços direcionados a negócios, mais e mais pessoas estão escolhendo-os pela sua funcionalidade e características oferecidas à pessoa comum.

-PPC's ou Smartphones podem oferecer uma experiência real de multimídia portátil com a habilidade de tocar mp3, filmes e jogos. Muitos desses tipos de telefone também oferecem capacidade de telas sensíveis ao toque, alguns também incluem um teclado padrão completo para facilitar ainda mais a entrada de dados. Eu mesmo sempre tive ou um Smartphone ou um PPC como telefone celular, acontece que eu gosto do teclado padrão e da funcionalidade adicional oferecida por este tipo de telefone. Meu PPC atual acabou substituindo meu mp3 player.

Todos esses tipos de telefone podem oferecer ainda muitas outras características úteis, tais como conectividade Bluetooth, WiFi, armazenamento expandível com cartões de memória e câmeras embutidas de alta qualidade.

Ao escolher um telefone, você deve decidir quais as características que você mais precisa, ou aquelas que você acha que tem utilidade. Muitas características como Bluetooth, mp3 player ou câmeras embutidas tem se tornado padrão nos telefones celulares atuais, mas características como WiFi ou câmeras de alta tecnologia só podem ser encontradas em aparelhos mais caros. Portanto, se você deseja essas características, você terá que pagar por elas.

Notas sobre Operadoras e Taxas:

Escolher a operadora certa é adquirir o serviço que você precisa, e uma que não seja apenas a certa mas que funcione, e "funcionar" é a palavra-chave aqui. Eu mesmo estou na minha terceira operadora ou prestadora de serviço, somente na minha terceira tentativa é que eu finalmente encontrei uma operadora que me permite receber uma ligação dentro de casa. Portanto, é realmente um método de tentativa e erro identificar a cobertura de operadoras de telefonia móvel, a não ser claro que você queira pagar pela taxa de deslocamento ("roaming"). As operadoras oferecem mapas que indicam a área de cobertura dos seus serviços mas estes não são exatamente precisos e, falando francamente, é um mero esquema de marketing. As operadoras não vão lhe dizer que você pode não ter um bom serviço na sua área, apenas dizem que o serviço existe, seja este bom ou ruim.

As operadoras de hoje em dia normalmente lhe "amarram" num contrato de fidelidade, seja por um ano ou dois. Sim, existem aquelas que permitem serviços mensais mas a longo prazo acabam sendo mais caras no geral. O problema com esses contratos são as taxas de término antecipado que a maioria das empresas cobra, além de um percentual sobre o contrato, caso você deseje encerrá-lo antes do final. Por experiência própria, eu acabei descobrindo que as operadoras de telefonia móvel não lhe dirão quando seu contato termina de maneira que você não procure outra operadora caso deseje ou necessite. Elas apenas deixarão você pagando por serviços mensais após o término do seu contrato.

Contudo, existem exceções à regra. A maioria das empresas oferece períodos de experiência de 15 ou até 30 dias, para que você possa verificar se o serviço e o telefone selecionados são os mais adequados. Existe também uma tendência onde os órgãos de defesa do consumidor estão auxiliando os mesmos na luta contra as taxas de término antecipado que as empresas estabeleceram, e a partir de agora, algumas delas já até eliminaram essas taxas ou reduziram-nas drasticamente.

Quando você decidir pela compra:

A primeira coisa que você vai precisar fazer quando comprar um telefone, ou melhor, antes mesmo de decidir pelo aparelho, é decidir pela operadora mais adequada. Todas as operadoras de telefonia móvel oferecem aparelhos diferentes, mas algumas permitem que você traga o seu próprio. Essas empresas utilizam um sistema de cartão SIM onde você adquire um minúsculo cartão de memória que se encaixa no telefone de sua escolha. A melhor parte sobre o sistema de cartão SIM é que você pode trocar facilmente de aparelho, bastando apenas remover o cartão de um aparelho e colocar no outro. Eu mesmo tenho dois telefones que eu uso muito, um deles é um PPC caro, o outro é um telefone flip não tão caro assim. Caso eu vá fazer algo que possa danificar meu aparelho e que eu não vá precisar das características do meu PPC eu troco de aparelho. É melhor eu quebrar meu aparelho "não-tão-caro-assim" do que meu PPC. É legal ter as opções que o sistema de cartão SIM oferece.

A maioria das localidades oferece diversas opções de operadoras de telefonia móvel, e algumas vezes fica difícil escolher a mais adequada às suas necessidades. Meu conselho sobre o assunto é não acreditar na empresa, já que tudo que eles querem é o seu dinheiro. A melhor coisa a fazer é procurar saber sobre experiências de outros consumidores com as operadoras na sua localidade para verificar quais têm a melhor e mais adequada cobertura para você.

Em seguida vem a escolha do plano. Após você ter passado pelas diversas opções de aparelhos disponíveis, a próxima escolha a ser feita é o plano de serviço real. Aqui, de novo, você terá diversas opções e diversas características adicionais tais como mensagem de texto, planos de dados ou "tethering" (conexão com Notebooks para acesso à Internet).

Ao escolher uma operadora o melhor a fazer é ir comprar o telefone que você escolheu em outro lugar. Eu descobri que você pode não conseguir a melhor oferta na própria operadora, mas em muitos terceiros que possuem ofertas que você não consegue via operadora, tais como Amazon.com, que possui muitas ofertas de telefones e serviços e normalmente após um desconto você acaba pagando pouco ou até mesmo nada.

Como com qualquer produto, você sempre deve fazer uma pesquisa antes de finalizar a compra. Já que telefones celulares podem custar centenas de Reais, vale a pena o tempo gasto em pesquisa e aprendizado sobe o telefone que você pretende comprar.

Sites como o Testfreaks podem ser muito úteis na hora de fazer esse tipo de compra. Eles oferecem avaliações de especialistas e usuários sobre produtos, onde você geralmente obtém opiniões imparciais sobre os mesmos, as quais podem auxiliá-lo na decisão por uma compra com base em informações.

Uma observação final sobre telefones celulares é que, dado à sua popularidade, você os vê em toda a parte, e isso inclui pessoas utilizando-os enquanto dirigem. Use seu telefone de maneira responsável, não permita que a chamada desvie sua atenção e sempre use um dispositivo de viva-voz quando estiver dirigindo, afinal você não quer se envolver num acidente, não é mesmo? Na verdade, é ilegal dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo. Você deve possuir um dispositivo de viva-voz ou poderá ser multado ou ainda sofrer outras penalidades. Use seu telefone de maneira responsável, se possível espere para fazer aquela ligação ou então pare o carro para falar se não poder esperar. Afinal, chegar ao seu destino atrasado é melhor do que não chegar nunca.

Autor: Kristofer Brozio
Site: DragonSteelMods

Fechar

Avaliações de Telemóveis mais recentes
Vídeo review do novo Sony Ericsson G900, Breve Análise do Smartphone iOcean X7S, Sony Ericsson Xp... Ver avaliações mais novas

Vídeo review do novo Sony Ericsson G900

Informatica 4 all
  • Resumo: que conta com uma câmara de 5 megapixel com autofocus e flash LED o que permite tirar fotos com um excelente qualidade, fiquem com a vídeo review.
  • Ler Toda a Avaliação

Breve Análise do Smartphone iOcean X7S

Notebookcheck
  • Resumo: Mais vapor. Visualmente, o iOcean X7S tem muitas semelhanças com o seu predecessor. Mas abaixo do capô, as coisas mudaram. O novo smartphone tem um processador octa-core em seu comendo, e os dias de seus problemas de espaço de armazenamento são parte do passado.
  • Ler Toda a Avaliação

Sony Ericsson Xperia Ray – Elegância e autonomia num só equipamento

PowerUser
  • Resumo: O Sony Ericsson Xperia Ray é um equipamento com um design de excelência, muito elegante e sofisticado, com boas características no geral. O ecrã é bonito e brilhante, tem um bom som e uma autonomia fora de série. O seu preço é de 289 euros.
  • Prós: Design, Som, Bateria, Ecrã
  • Cons: Câmara fotográfica, Teclado responde com alguma lentidão
  • Ler Toda a Avaliação

Yezz, they can

Tek-Sapo
  • Resumo: Esta é uma análise tanto à performance do primeiro telemóvel da marca em Portugal, o Billy 4.7, como à ambição da empresa norte-americana em querer desafiar a Nokia. Venham mais smartphones Yezz, a Microsoft e o mercado agradece.
  • Ler Toda a Avaliação

ANÁLISE: Xiaomi Redmi 2

Telemoveis
  • Resumo: Depois de analisar o Redmi 2, é passível de concluir que dada a linha e sector de mercado em que o equipamento compete, dificilmente existirá muito melhor a todos os níveis.
  • Ler Toda a Avaliação
Fechar

Pergunte à Comunidade

Tire uma duvida
Você deve selecionar de 2 a 5 itens para comparação.
Mostrando 1-50 de 1378