Lentes para Câmeras

Guia de Compras para Lentes para Câmeras
Câmeras são maravilhosas por si só mas podem...
Ler Mais

Guia de Compras para Lentes para Câmeras

Câmeras são maravilhosas por si só mas podem ser tornar ainda mais maravilhosas e mais úteis com equipamentos ou conexões corretas. Estou falando especificamente de lentes para câmeras. Sim, nem todas as câmeras possuem lentes intercambiáveis mas muitas possuem e você não precisa comprar uma câmera cara para desfrutar do luxo de usar lentes diferentes.

Algumas câmeras possuem lentes internas acopladas diretamente ao corpo. Essas câmeras por vezes não vêm equipadas com lentes na hora da compra, portanto o custo da câmera aumenta com a despesa extra das lentes. Muitas, porém, vem num kit, e estas são realmente as melhores opções, pois incluem uma boa câmera e um, dois, talvez mais, tipos diferentes de lentes para seu uso e escolha, dependendo do que você esteja fotografando.

Outras câmeras possuem lentes embutidas e você pode tirar fotos diretamente sem a necessidade de lentes adicionais mas também possuem a capacidade de acoplar lentes sobre uma outra embutida. Esta capacidade permitirá a seleção de vários tipos de lentes como, por exemplo, lentes Macro e Zoom, e até mesmo adicionar diferentes filtros à câmera. Este é o tipo de câmera que eu tenho e uso na maioria das vezes, eu gosto da capacidade de simplesmente ligar a câmera e tirar fotos, mas eu também gosto da capacidade de acoplar novas lentes se necessário.

Existem diversos tipos e estilos de lentes no mercado atualmente e é claro que aquela, ou aquelas, que você escolher vai depender daquilo que você pretende fazer com sua câmera.

Lentes para câmeras são comumente feitas de vidro, mas podem ser feitas de quartzo ou até mesmo plástico. Você deve estar pensando que lentes de plástico não devem ser boas e talvez você esteja certo nesse conceito mas com o progresso da tecnologia, o processo de fabricação melhorou. Algumas, mas não todas, lentes de plástico podem ser tão boas ou melhores que as feitas de vidro, mas é claro que você deve pesquisar por nomes de marca para ter certeza que está comprando lentes de qualidade.

Existem apenas quatro tipos principais de lentes atualmente, mas podem existir milhares de variações desses tipo fazendo parecer que existem muito mais tipos disponíveis.

Lentes Padrão – Estas são apenas lentes normais, do tipo que tiram fotos em geral, nada de especial, apenas fazem o seu trabalho e são ótimas para fotos normais.

Lentes Telefoto – Lentes telefoto são utilizadas para alcançar objetos distantes. Semelhantes aos binóculos mas feitos especialmente para sua câmera. Se você estiver observando pássaros ou ainda espiando os vizinhos, essas são as lentes que você precisa para ter a certeza de obter uma imagem bem próxima dos objetos. Lentes do tipo telefoto são normalmente utilizadas para foto-retrato.

Lentes de Ângulo Amplo - Esse tipo de lente permite tirar uma foto mais aberta de modo a incluir mais objetos na sua foto, logo o termo "amplo" no nome faz sentido. Lentes de ângulo amplo são boas para algumas coisas mas normalmente distorcem as imagens, como por exemplo fazer linhas retas parecerem curvas nos pontos mais distantes. Lentes de ângulo mais amplo são comumente usadas em cinematografia devido à perspectiva que oferecem e pelo fato de permitir mais objetos dentro da foto.

Lentes Macro – Lentes Macro são o meu tipo favorito de lente, são utilizadas para aproximar os objetos, o que eu quero dizer com isso é que lentes macro são utilizadas para tirar fotos de detalhes. Você pode dar um zoom numa abelha e talvez possa ver os pelos nas costas dela. As possibilidades são realmente infinitas para as coisas que você pode descobrir com lentes Macros na sua câmera. Eu por exemplo descobri que elas podem ser utilizadas para ver coisas impossíveis de serem vistas a olho nu, como imperfeições num pedaço de metal, a textura de um pano fino, etc.

Além dos tipos padrão de lentes, você também pode adquirir lentes especiais que podem ser úteis ou adicionar efeitos à sua fotografia. Estas podem ser lentes de verdade como Lentes Olho de Peixe que parecem espremer a imagem, mas em outras situações elas podem ser chamadas filtros sendo úteis na filtragem de luz. Você pode adquirir filtros para criar efeitos legais como a redução do vermelho e aumento do azul, ou filtros de calor com o efeito oposto. Você pode também adquirir infravermelho, arco-íris, sépia, e muito mais, de maneira que você pode tirar fotos realmente criativas.

Ao comprar lentes para sua câmera você primeiro tem que determinar o que você quer fotografar e então você pode continuar a procurar quais são as lentes certas para você.

É muitas vezes recomendado comprar lentes do mesmo fabricante da sua câmera, isso vai garantir o encaixe e funcionamento corretos. Mas não necessariamente, existem muitas empresas hoje em dia especializadas em lentes, você terá apenas que adquirir o tamanho correto para encaixe na sua câmera. Falando de encaixe de lentes, algumas câmeras podem até aceitar lentes de diferentes tamanhos com o uso de adaptadores especiais que podem ser comumente comprados do fabricante e, algumas vezes, de terceiros.

Ao comprar lentes para câmeras, a regra geral é "você tem aquilo que você pagou", mas isso é apenas uma generalidade, já que eu mesmo comprei lentes baratas que funcionaram bem. Por outro lado, eu recebi lentes baratas que eram exatamente isso: baratas. Tinham bolhas no vidro e obviamente eram inúteis. Portanto, comprar lentes baratas é uma loteria e rezar para que a empresa tenha um bom departamento de suporte e política de devolução de lentes ruins. O que estou dizendo é o seguinte: se você puder pagar e realmente precisar então deve procurar comprar a lente mais cara. Lentes de marcas conhecidas são fabricadas dentro de um rigoroso controle de qualidade e, ao menos, você terá uma empresa de reputação sólida por trás do produto e uma grande expectativa em receber um produto de qualidade.

Ao comprar lentes para sua câmera a melhor coisa a fazer é pesquisar as avaliações do produto, mas ainda mais importante é dar uma olhada e ver o que as pessoas que tem o mesmo estilo fotográfico que o seu estão usando. Existem muitas revistas de fotografia e sites voltados à discussão de câmeras e suas lentes e você pode descobrir rápida e facilmente se as lentes que você pensa em comprar são as corretas. A maioria dos sites na internet também oferece fóruns onde você pode fazer perguntas e aprender com os outros membros. Não tenha medo de fazer perguntas, essa é a única maneira de aprender!

Fechar

Pergunte à Comunidade

Tire uma duvida

Refinar Busca(281 resultados)

Você deve selecionar de 2 a 5 itens para comparação.
Mostrando 1-50 de 281