Media Players Portáteis e Mp3 Players

Guia de Compras de MP3 Players Existem hoje em dia muitas marcas e tipos diferentes de MP...
Ler Mais

Guia de Compras de MP3 Players
Existem hoje em dia muitas marcas e tipos diferentes de MP3 Players, causando a impressão de que escolher o certo é uma tarefa assustadora, mas não é necessariamente assim. Este guia vai mostrar as três coisas mais importantes a serem levadas em conta na escolha de um MP3 Player.

Tipo de Memória
Uma das primeiras coisas que você deve decidir ao pensar num MP3 Player é o tipo de memória. Para o consumidor médio essa "loucura tecnológica" é realmente muito importante e é baseada em como o player vai ser utilizado e quanto espaço de armazenamento total você deseja. Juntamente com os dois tipos de memória flash e HD, durabilidade e custo serão as principais variáveis.

Durabilidade: Memória flash, algumas vezes chamada de "estado sólido" parece um pequeno microchip. Este tipo de memória não contém partes móveis e é, portanto, muito durável, tornando-se mais adequada a usuários mais ativos que estão sempre em movimento.

Por outro lado, memórias baseadas em HD tendem a falhar mais já que contém partes móveis. HD's vêm em tamanhos diferentes, mas são feitos dos mesmos componentes básicos: um disco giratório com um braço em balanço para ler os dados. Ainda assim, você pode usar players com HD para correr ou malhar na academia. É provável que segurem o tranco, mas ainda existe um pequeno risco de falha se comparado ao risco zero da memória flash. É bom ter em mente também que se você tende a derrubar seus aparelhos, players de HD possuem uma probabilidade de dano muito maior quando caem no chão.

Custo: A memória flash pode ser muito mais durável, mas tem seu preço. Normalmente o dobro do preço de um HD com a mesma capacidade. Adicionalmente, possui uma capacidade máxima limitada em comparação com a memória HD, o que pode vir a ser um problema se você tem uma grande coleção de músicas ou gosta de assistir muitos vídeos. Se você não se considera um desajeitado, você deve procurar por um player com HD de alta capacidade, ideal para aqueles colecionadores de música que precisam carregar todas elas consigo, o tempo todo.

Suporte ao Sistema Operacional
O Sistema Operacional utilizado, seja Windows, Mac ou Linux, vai determinar quais os MP3 players compatíveis. Ao discutir a compatibilidade do sistema operacional o assunto protocolo de transferência vem à tona - isto é basicamente a linguagem que o MP3 Player fala com o computador ao transferir música. Se você utiliza o Windows praticamente todos os players são compatíveis, mas usuários do Linux e do Mac devem ter um pouco mais de cuidado ao comprar um player.

MSC: “Mass Storage Class” ou MSC é um protocolo que funciona com praticamente todos os sistemas operacionais modernos e é sua melhor aposta. O MSC opera como um pen drive que você conecta na porta USB que aparece como uma letra de um drive. A música pode ser arrastada e soltada no dispositivo, exatamente como adicionar documentos ou fotos num pen drive.

MTP: Significa “Media Transfer Protocol”. Essa abertura padrão foi criada para dispositivos MP3 e PMP. MTP é normalmente melhor para sistemas Windows já que os drivers são mais estáveis nesse tipo de sistema. No entanto, MTP está pegando bem com a versão mais recente do Ubuntu Linux com suporte completo e estável. Se você estiver usando um Mac, alguns problemas podem acontecer, e é recomendado aos usuários do Mac que evitem dispositivos com MTP.

Proprietário: Algumas vezes, um fabricante cria o seu próprio protocolo de maneira a fornecer ao usuário uma experiência completa. Alguns apareceram e sumiram, mas apenas dois dos "monstros" dos sistemas operacionais merecem atenção: Apple (iPod) e Microsoft (Zune). Cada um desses players tem protocolos proprietários diferentes que normalmente requerem um software para os media players que eles fornecem. O lado ruim desses sistemas fechados é que você fica com poucas opções de serviços e fica limitado a um único media player. O iPod e o Zune lêem todos os tipos de arquivos conhecidos, mas podem ser um pouco restritivos para os usuários mais radicais. O lado bom, no entanto, é que a criação desses sistemas fechados oferece uma experiência mais consistente e pode ser mais fácil de usar para o iniciante.

Onde Adquirir Música
Um MP3 player pode ser inútil a não ser que você possua algum arquivo para gravar nele. Nesta seção vamos dar uma olhada nos locais onde adquirir músicas e discutir os cuidados ao lidar com músicas e Gestão de Direitos Digitais (GDD).

Gravando sua Própria Música: "Rasgar" um CD (“Ripping”) é simplesmente gravar a música de um CD e comprimir no formato digital. Essa é a melhor maneira de colocar música no seu MP3 Player. Você provavelmente tem montanhas de CD's espalhados; a partir deles você pode facilmente montar sua media digital. Qualquer media player permitirá você rasgar sua coleção tão fácil como inserir o CD no seu computador. Cada desktop media player é ligeiramente diferente, portanto você tem que olhar o respectivo manual, mas um ajuste deve ser feito ao folhear o manual, que seria modificar as definições de configurações padrão de "rip". Certifique-se que está configurado para o formato MP3 a 320kbps, assegurando a máxima compatibilidade com a melhor qualidade de som. Isso também vai proteger sua música no futuro, isto é você poderá atualizar as marcas do MP3 player sem ter que "re-rasgar" seus CD's já que todos os MP3 players suportam… MP3’s, mas é lógico!

Comprar via Download Direto: Muito cuidado aqui já que problemas com GDD podem surgir no futuro. GDD é um esquema de proteção que trava seu conteúdo num drive específico. Pode funcionar a curto prazo mas ao atualizar seu MP3 player (ou até mesmo o computador), o conteúdo de sua compra pode não ser transferível e você perde todas as músicas e o dinheiro gasto. É melhor evitar os downloads diretos com proteção GDD. O que você deve procurar, e isso é bastante divulgado, é um conteúdo livre de GDD. Amazon, eMusic, iTunes, e Zune Marketplace são as principais lojas que vendem conteúdo livre de GDD.

Assinatura Musical: Assim o GDD fica mais fácil de se engolir. Algumas lojas de músicas tais como Rhapsody, Napster e Zune Marketplace oferecem um plano mensal de assinatura do tipo "tudo-que-você-puder-baixar". Estes planos funcionam bem para os amantes da música que adoram ter acesso a uma imensa biblioteca de diferentes tipos de música. Tenha em mente, no entanto, que essas músicas não são para você guardar, você está apenas alugando-as. Uma vez que você para de pagar a taxa mensal, a música para de tocar. Se isto é algo que lhe interessa, você deve escolher um player com protocolo de transferência MTP ou Zune. A Apple ainda não oferece um serviço de assinatura para o iPod.

Entender esses três aspectos de um MP3 player vai clarear a maioria das áreas problemáticas onde novos usuários costumam ficar amarrados. O restante é mais ou menos preferência pessoal. O TestFreaks oferece um conjunto fantástico de ferramentas de pesquisa e informações sobre Media Player incluindo avaliações de anytingbutipod.com.

Escrito para o Testfreaks por: Grahm Skee
www.anythingbutipod.com

Fechar

Avaliações de Leitor-Mp3 mais recentes
Análise TeK: Na companhia do iPod shuffle, Sony Walkman NW-WS413: análise, Sony Walkman NWZ-A15 Ver avaliações mais novas

Na companhia do iPod shuffle

Tek-Sapo
  • Resumo: Nas últimas semanas o iPod e outros leitores de música digital foram abandonados em detrimento do novo iPod shuffle da Apple. A portabilidade e uma voz no ouvido a anunciar as músicas marcam a diferença.
  • Ler Toda a Avaliação

Sony Walkman NW-WS413

Guia das Tecnologias
  • Resumo: O Sony Walkman NW-WS413 é especialmente indicado para quem pratica desportos aquáticos, pois a sua resistência à água permite usá-lo até uma profundidade de 2 metros durante até 30 minutos, mesmo em água salgada.
  • Prós: Resistência à água e ao pó (IP65/IP68), Design confortável e estável, Carregamento rápido, Autonomia
  • Cons: Necessidade de trocar as almofadas para nadar, Preço elevado
  • Ler Toda a Avaliação

Sony Walkman NWZ-A15

Wintech
  • Resumo: O Walkman Sony NWZ-A15 é um equipamento de excelente qualidade e um som extraordinário, no entanto, tal como referimos, achamos que a Sony poderia integrar uns auscultadores dentro do “package” do equipamento.
  • Ler Toda a Avaliação
Fechar

Pergunte à Comunidade

Tire uma duvida
Você deve selecionar de 2 a 5 itens para comparação.
Mostrando 1-50 de 277