Câmeras Digitais

Guia de Compra

Introdução: Câmeras Digitais tem evoluído bastante com o p...
Ler Mais

Guia de Compra


Introdução:
Câmeras Digitais tem evoluído bastante com o passar dos anos, de algo extremamente caro e considerado artigo de luxo até passarem a ser tão acessíveis hoje em dia que praticamente todo mundo tem. Podem ser encontradas em diversos formatos e tamanhos, e até mesmo integradas em dispositivos portáteis. Chegou ao ponto que quase todo mundo carrega consigo algum tipo de câmera digital o tempo todo. Com a popularidade de sites de imagens on-line, todo mundo está tirando fotos e fazendo vídeos constantemente na esperança de alcançar seus 15 minutos de fama, ou apenas compartilhar com amigos e familiares.

Não é do conhecimento de todos mas a primeira câmera digital foi desenvolvida em 1975 por um engenheiro da Kodak, mas só em 1990 a tecnologia foi aperfeiçoada de modo a levar a câmera digital ao mercado consumidor. É difícil de acreditar que a câmera digital tem apenas 18 anos de existência, e parece ter alcançado popularidade desde sua primeira introdução aos consumidores. No entanto, só alguns anos depois as câmeras digitais caíram de preço o suficiente para torná-las acessíveis ao consumidor médio e atingir o nível de popularidade que desfrutam hoje em dia.

Tipos de Câmera Digital:
Câmeras Digitais vêm em diversos formatos e tamanhos e podem ser encontradas em um ou outro tipo, em qualquer dispositivo eletrônico que captura imagens. Podem ser do tipo profissional, que custam milhares de Reais, até o tipo chaveiro-câmera que custam apenas alguns Reais. Na verdade, existe uma quantidade tão grande de câmeras no mercado atualmente capaz de confundi-lo.

Existem alguns tipos principais de câmera digitais no mercado, a saber:

SLR ou DSLR: "Single Lens Reflex " ou "Digital Single Lens Reflex" são câmeras consideradas de alta tecnologia e o tipo preferido por fotógrafos profissionais. Estes tipos de câmeras oferecem uma ampla faixa de zoom, mais opções de lentes, melhor óptica e no geral simplesmente produzem fotos mais nítidas, da mais alta qualidade, adequadas ao uso profissional.

Câmeras Tipo SLR são semelhantes às câmeras (D)SLR pois também oferecem as capacidades de seus pares de alta tecnologia, mas a principal diferença é a visualização na tela de LCD da câmera. Uma câmera DSLR mostra a imagem real enquanto as câmeras do tipo SLR mostram a imagem que é criada pelo processador da câmera, portanto sua foto real pode não parecer exatamente como a imagem no visor LCD. Estas podem ser consideradas câmeras de "pro-sumidores" (consumidores profissionais). Não são tão caras e possuem a capacidade de utilizar lentes acopláveis para aumentar as opções de fotografia. Estas câmeras, no entanto, parecem estar caindo de popularidade com a queda de preços de câmeras tipo SLR padrão.

Câmeras Digitais Compactas e Ultra-compactas Automáticas são de longe as mais populares no mercado atualmente. De acordo com seu nome podem ser divididas em duas categorias óbvias: compactas, que são pequenas e portáteis e ultra-compactas, que são bem pequenas, tão pequenas que cabem no bolso da camisa. Câmeras desses tipos podem ser baratas ou ligeiramente caras dependendo das características incluídas, tais como um maior alcance do zoom óptico.

Existem outros tipos de câmeras digitais no mercado atualmente, algumas tão baratas quanto 100 Reais que são bem básicas e tiram fotos bem básicas. Podem ser ultra-portáteis e se encaixam no seu chaveiro. Estas câmeras são mais para diversão ou novidade e não tem uso real já que não tiram fotos de boa qualidade, são boas para compartilhar fotos on-line ou em sites mas normalmente não muito boas para imprimir e salvar.

Todas as câmeras digitais usam algum tipo de memória flash para armarzenar suas fotos, seja embutida na câmera ou por meio de um cartão flash removível. Algumas oferecem ambas memórias interna e externa, de maneira que você pode expandir a memória interna se necessário.

O Mito do Megapixel:

Existe uma tendência na nossa sociedade, e sempre existiu, de que quanto maior melhor, mas em termos de câmeras digitais isso não é necessariamente verdade. A pontuação em megapixels (MP) de uma câmera informa a resolução máxima das fotos que podem ser tiradas, e dependendo de seus objetivos ou necessidade de uma câmera digital, isso pode influenciar na sua decisão do nível de megapixels que você precisa.

Eu recomendo de quatro a seis megapixels para o consumidor médio. Qualquer coisa acima disso é sinceramente demais e realmente um desperdício.

Se você deseja imprimir fotos pequenas tipo cartão ou 10 x 15, então uma resolução ainda menor é suficiente, mas se você deseja imprimir fotos grandes tipo 20 x 25 ou maiores então eu recomendo a resolução na faixa entre 4 a seis MP.

Claro que essa é apenas a minha opinião, alguns sugerem que um mínimo de sete MP é necessário para imprimir fotos de 20 x 25, ou maiores, de alta qualidade, mas de quatro a seis MP é suficiente para fotos de qualidade razoável.

Claro que você pode utilizar um software para interpolar suas fotos, no sentido de transformar as fotos de qualidade mais baixa em fotos de melhor resolução, o que é o mesmo que redimensionar as fotos. O software vai tentar ampliar a foto mas os resultados nem sempre valem a pena. Na maioria das vezes a imagem fica granulada e o resultado final não é satisfatório.

Efetuando a Compra:

Se você procura por uma câmera digital, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é determinar o que você quer que sua câmera faça, depois você precisa saber para que você vai utilizar sua câmera.

Um dos erros que as pessoas mais cometem quando compram uma câmera digital é comprar uma bem acima das suas necessidades. Se você vai tirar fotos da família em situações gerais, você não precisa de uma câmera de nível profissional, mas na sociedade atual a maioria das pessoas pensa que quanto mais, melhor. Eu já vi pessoas comprarem câmeras que estão muito acima das suas necessidades e terminarem confusas com todas as opções disponíveis. Por que comprar algo com características que você não precisa e provavelmente nunca vai usar?

O usuário médio de câmeras digitais é o que tira fotos básicas, com câmeras que substituem as antigas com filme. Essas pessoas precisam apenas de câmeras automáticas com opções básicas que satisfazem suas necessidades. Não é necessário gastar mais do que você tem em funções que você não vai usar ou até mesmo não sabe como usar.

A tecnologia da câmera digital evoluiu ao ponto que, até mesmo os modelos mais baratos podem tirar fotos excelentes as quais podem ser impressas ou ampliadas, mantendo-se a qualidade da imagem. A maioria dos usuários nem vai imprimir, apenas enviá-las por e-mail para amigos e familiares ou compartilhar as fotos on-line. Não há necessidade de tirar fotos de 10 megapixels de resolução só para enviá-las por e-mail.

Existe o outro lado da moeda, onde o consumidor pode querer tirar fotos de melhor qualidade. Nesse caso você deve procurar por câmeras de nível "pro-sumidor", que são câmeras para consumo de alta tecnologia com muitas das características e opções de câmeras de nível profissional, algumas das quais oferecem capacidades de usar diferentes lentes de maneira a melhorar ainda mais sua fotografia. Estes tipos de câmera são mais direcionadas àqueles com maior conhecimento neste tipo de tecnologia, ou que tem a fotografia como hobby, ou ainda homens de negócios que precisam de fotos de qualidade profissional mas não ao custo de um equipamento profissional. A linha de câmeras para "pro-sumidores" é destinada àqueles que desejam e necessitam de fotos de alta qualidade, que tem a capacidade de mudar as configurações manualmente, usar lentes diferentes e controle geral sobre a arte de fotografar.

Provavelmente, o melhor conselho na hora de comprar uma câmera digital é pesquisar. Depois que você determinar quais as suas necessidades, gaste um tempo em pesquisa sobre câmeras digitais antes de efetuar a compra. Existem muitos sites e revistas respeitados que avaliam câmeras digitais, estes oferecem avaliações, na maioria das vezes imparciais, de profissionais sobre câmeras populares no mercado atualmente. Com esses recursos, você pode aprender sobre os tipos de câmeras disponíveis, seus prós e contras, suas características e realizar uma compra com base em informações. Muitas vezes, essas publicações também comparam câmeras de tipos semelhantes e essa comparação pode ser de grande valia na hora de decidir qual a câmera mais adequada às suas necessidades.

Autor: Kristofer Brozio
Site: DragonSteelMods

Fechar

Avaliações de Câmeras Digitais mais recentes
Nikon D90, Panasonic Lumix FZ45, Sony Alpha a35, Canon PowerShot G12, Canon PowerShot SX130 IS Ver avaliações mais novas

Nikon D90 [DELETED]

LEAK
  • Resumo: Faria todo o sentido que o primeiro fabricante a conseguir integrar a capacidade de filmar vídeo numa máquina digital SLR, possuísse no seu catalogo máquinas de filmar, porém, foi a Nikon a primeira a lançar essa capacidade com a nova D90. Lançada no final de Agosto do ano passado, foi essencial o auxilio da  Media Markt para podermos ter a possibilidade de testar esta impressionante máquina, já que nem a Nikon europeia, nem os seus diversos representantes/distribuidores...
  • Ler Toda a Avaliação

Panasonic Lumix FZ45 [DELETED]

LEAK
  • Conclusão: Depois de esta explicação toda, ainda consegue arranjar um argumento capaz de me convencer de que uma câmara do tipo Bridge como esta Lumix FZ45 não seja a máquina ideal para as férias? Capta imagens de grande qualidade com 14.1 megapixéis, capta vídeo em alta definição, tem um sistema de estabilização de imagem de alta eficiência, e tem um conjunto óptico que para além de ter uma excelente qualidade, tem uma versatilidade excepcional.
  • Ler Toda a Avaliação

Sony Alpha a35 [DELETED]

LEAK
  • Conclusão: Por mais adepto que eu seja do sistema tradicional reflex, tenho que reconhecer que a implementação deste sistema de espelho translúcido, por parte da Sony, foi uma aposta acertada, especialmente para o tipo de utilizador a que se destina, que pretende fazer a passagem das máquinas compactas para um modelo mais avançado, mas que ainda não entende nem o funcionamento nem as limitações do sistema Reflex, conseguindo assim resultados equiparáveis com um funcionamento...
  • Ler Toda a Avaliação

Canon PowerShot G12 [DELETED]

LEAK
  • Conclusão: No fundo, a PowerShot G12 não é uma máquina digital compacta tradicional, mas sim, como já foi dito diversas vezes, é uma máquina compacta avançada. Isto quer dizer que não se trata de um equipamento idealizado para quem pretenda iniciar-se no mundo da fotografia digital, mas sim um equipamento que poderá ser utilizado como uma máquina de recurso para fotógrafos profissionais, ou para utilizadores mais avançados, que possuam e tenham um DSLR, mas que em certas situações,...
  • Ler Toda a Avaliação

Canon PowerShot SX130 IS [DELETED]

LEAK
  • Resumo: Habituado a lidar com todo o tipo de máquinas DSLR como a rápida Canon EOS 7D ou a pesada Sony Alpha 850, é um pouco estranho voltar a pegar numa máquina compacta como a PowerShot SX130 IS. Porém, após uma breve navegação pelos menus, rápidamente me "senti em casa", tais são  as semelhanças face a outras máquinas da família Canon, como a minha EOS 450D.
  • Ler Toda a Avaliação
Fechar

Refinar Busca(847 resultados)

Você deve selecionar de 2 a 5 itens para comparação.
Mostrando 1-50 de 847