Filmadoras

Guia de Compras de Filmadoras
Câmeras de Vídeo ou Filmadoras tem evoluído bastante co...
Ler Mais

Guia de Compras de Filmadoras

Câmeras de Vídeo ou Filmadoras tem evoluído bastante com o passar dos anos. Podem ser encontradas em quase todos os tamanhos e embutidas em dispositivos portáteis, de uma forma ou de outra. Elas são excelentes para capturar e compartilhar em vídeo nossas memórias de eventos especiais em família, notícias e outras coisas que você achar interessante gravar para o bem da história.

Filmadoras são utilizadas pela maioria das pessoas de todas as faixas etárias para gravar tudo e até mesmo ganhar dinheiro com essas gravações. Cinegrafistas amadores são muito populares, algumas vezes até suplantando o repórter de TV profissional em alguns acontecimentos. Parece que todo mundo tem uma Filmadora de um tipo ou de outro nas suas casas. Elas se tornaram mais acessíveis e tão fáceis de usar que até mesmo crianças as possuem.

Quando você for comprar uma Filmadora ou ainda atualizar a sua, você terá muitas opções. Devem existir milhares de tipos diferentes à sua escolha. Então, qual é a mais adequada às suas necessidades?

Ao comprar uma Filmadora a primeira coisa que você precisa se perguntar é o que você vai fazer com ela, ou basicamente para que você precisa de uma. A segunda coisa é quais as características você quer em uma Filmadora.

Tipos de Filmadoras:

Existem muitos tipos de Filmadoras no mercado atualmente, e sua escolha vai depender de suas necessidades.

Filmadoras Analógicas são aquelas que gravam um vídeo em formato analógico numa fita, estas estão praticamente extintas graças as novas câmeras de vídeo digitais.

DV ou Filmadoras Digitais de Vídeo gravam em formato digital em algum tipo de mídia digital tais como um cartão de memória. Estas são de longe as mais populares na atualidade já que podem ser bem pequenas, baratas e bem portáteis. Deve-se observar que algumas Filmadoras digitais gravam em fita também, mas estão se tornando obsoletas graças a filmadoras mais rápidas e de maior capacidade de armazenamento.

Mídia de Gravação:

Existem muitos tipos de mídias que as Filmadoras gravam, e a sua escolha, em grande parte, vai depender não apenas de suas preferências e necessidades mas em parte do seu conhecimento dos aspectos técnicos da Filmadora que você comprar.

As Filmadoras atuais podem gravar em diferentes tipos de mídia incluindo discos rígidos, memórias flash e até mesmo discos ópticos ou fitas digitais.

Mídia Óptica:
Você pode comprar uma Filmadora hoje que pode gravar diretamente num DVD, que você pode colocar diretamente num leitor de DVD e assistir seu filme instantaneamente. Filmadoras com DVD tendem a ser mais caras que as demais, e é claro, você terá que comprar o DVD virgem. Logo, você terá um custo adicional à Filmadora.

HD Embutido:
Algumas Filmadoras possuem um HD embutido como no seu PC, do tipo igual ao encontrado em um Laptop. Neste tipo de Filmadora, você terá um tempo de gravação limitado ao tamanho do HD interno. Filmadoras com HD embutido podem custar caro se comparadas aos outros tipos disponíveis.

Memória Flash :
Muitas Filmadoras atuais gravam em memória flash tais como cartões SD ou outros tipos de cartões de memória flash. Você estará limitado ao tamanho do cartão, mas poderá ter múltiplos cartões e simplesmente trocá-los conforme necessário. Cartões de memória flash caíram muito de preço, portanto é uma mídia de gravação barata e popular. Você pode facilmente comprar muito cartões e gravar por muitas horas com esse tipo de mídia.

--Existem muitas filmadoras de baixa tecnologia que possuem memória flash embutida, as quais são normalmente muito baratas e consideradas descartáveis ou de uso único. Estas podem ser compradas em pequenas lojas e devolvidas para transferência do vídeo para um DVD. O custo da transferência é normalmente incluído no preço inicial de compra. Algumas dessas filmadoras descartáveis foram hackeadas para serem usadas por diversas vezes e para que o usuário transfira o vídeo para o PC.

Fita Digital:
Filmadoras do tipo fita digital gravam numa fita cassete. Elas lembram em parte as fitas VHS antigas mas tem apenas uma fração do tamanho destas. O problema principal com este tipo de mídia é o tempo que leva para transferir o vídeo para o computador já que a transferência é em tempo real ou seja, se o seu vídeo tem 60 minutos este é o tempo que levará a transferência do filme para o seu PC. Como mencionado, este tipo está se tornando obsoleto mas ainda está disponível e é fabricado atualmente.

Com filmadoras do tipo HD embutido, memória flash e fita digital, você terá que transferir o filme pra seu PC via Firewire ou interface USB e, então, transferí-lo para um DVD se desejar. Isso também permite a edição do vídeo e até mesmo adicionar efeitos especiais como títulos, fade-ins, fade-outs, música, dentre outros. Logo, você vai precisar conhecer o assunto, mas a maioria das filmadoras vem com algum tipo de software para auxiliar o usuário final e normalmente não é difícil. Tenha em mente que com interfaces Firewire e USB você tem que assegurar-se que seu computador tem a interface correta. USB não é problema já que praticamente todos os computadores vêm equipados com uma, já o Firewire não é um padrão em todos os computadores.

O tipo de mídia de gravação em sua filmadora dependerá muito do seu uso. Se você planeja gravar vídeos de curta duração ou eventos então uma filmadora com memória flash é tudo que você realmente precisa, mas se você pretende gravar por muito tempo você vai precisar de uma filmadora com maior capacidade de armazenamento para gravações de longa duração.

Qual a Filmadora mais adequada para você?

Você precisa de uma filmadora apenas para eventos familiares? Então você não vai precisar de uma câmera de alta tecnologia e vai querer uma que seja pequena e portátil. Os tipos que usam memória flash são normalmente bem pequenas e portáteis e proporcionam vídeos de boa qualidade.

Quais as características que você precisa?

O tipo de filmadora que você comprar também depende das características que a mesma possui e quais dessas características você precisa. Algumas delas funcionam muito bem sob condições de iluminação precária enquanto que outras não, portanto esse aspecto deve ser considerado. Porém, a única maneira de você descobrir é verificar as avaliações e opiniões de usuários da filmadora em questão. Muitos dizem que certas filmadoras funcionam bem com baixa luminosidade e realmente funcionam, mas não tão bem assim.

Algumas filmadoras vêm equipadas com lâmpada de filmagem noturna embutida em forma de LED ou luz padrão tipo flash em filmadoras comuns e algumas tem um espaço para acoplar uma lâmpada de filmagem noturna externa. Portanto, se você sabe que vai filmar a qualquer momento sob condições de baixa luminosidade isso deve ser levado em conta. Falando de baixa luminosidade, existem algumas filmadoras que possuem funções de infra-vermelho para filmagens noturnas.

Muitas filmadoras atuais possuem características especiais incluídas que podem adicionar efeitos diretamente no seu vídeo. São tantas que seria perda de espaço listá-las, mas alguns exemplos são: Sepia, Mosaico, fade-ins, e muito mais.

O zoom de uma filmadora varia muito de acordo com a marca e tipo, a maioria inclui ambos os zooms digital e óptico mas um não é igual ao outro. O zoom digital vai produzir imagens ponteadas ou granuladas enquanto o zoom óptico é melhor e mais nítido, sendo obviamente melhor possuir um zoom óptico poderoso, mas isso tem um preço maior. Sinceramente o zoom digital não vale nada, pelo menos na minha humilde opinião. Preste atenção nas capacidades do zoom óptico e ignore o digital.

As filmadoras digitais atuais podem também vir equipadas com a função de máquina fotográfica digital integrada que pode vir a ser uma boa característica já que você não precisa carregar uma máquina fotográfica para tirar fotos. O problema é que este tipo de dispositivo integrado não é tão bom quanto um dedicado. Sim, funciona e se você não se importar muito com a qualidade geral então você estará mais do que satisfeito com ela. Algumas pessoas compram filmadoras com função de máquina fotográfica embutida apenas pela conveniência de não carregar a máquina fotográfica em separado.

Como para qualquer outro produto, ignore o ôba-ôba e faça sua própria pesquisa. Uma filmadora pode ser anunciada como a melhor do mundo, mas na verdade não é. Dê uma olhada por aí, fale com outras pessoas e veja quais características você gosta e precisa na sua filmadora, então decida por algumas e pesquise dentre elas de maneira a encontrar qual a que melhor atende as suas necessidades.

Fechar

Avaliações de Camêras de Video mais recentes
Análise: Panasonic HC-X920, Review Samsung HMX-Q10BP/EDC Ver avaliações mais novas

Análise: Panasonic HC-X920

Techenet
  • Resumo: Se gosta de filmar, e se ainda não tem máquina ou está a pensar em trocá-la, a Panasonic HC-X920 é uma ótima opção. Estou certo que para este segmento e pelo preço enquadrado, dificilmente encontrará tão bom produto.
  • Ler Toda a Avaliação
Fechar

Refinar Busca(385 resultados)

Clique para adicionar filtros

  • Preço
  • Peso (g)
  • Zoom Óptico
  • Tamanho LCD
  • Zoom Bruto
  • Zoom Real
Você deve selecionar de 2 a 5 itens para comparação.
Mostrando 1-50 de 385